Horizontina 60 anos - Frederico Logemann e a Colonização de Horizontina II.

A experiência acumulada por Frederico Jorge Logemann, com anos de trabalho na região, lhe permitiu desenvolver o projeto de colonizar as terras cobertas de mata, que recebera do governo. As terras foram recebidas em troca dos serviços prestados ao governo nos projetos de colonização e construção de estradas e pontes na região.

Frederico Logemann também era um dos responsáveis pela Companhia Dahne & Conceição, uma das empresas mais atuantes na região Noroeste. Esta firma foi encarregada de colonizar 5 mil lotes entre os rios Buricá e Turvo, além de uma faixa ao longo do Rio Uruguai que se estendia até Porto Mauá. A propaganda divulgada pela empresa com sede ma então Belo Horizonte, destacava a qualidade do solo, o clima e as condições de transporte. O preço segundo o folheto era de 4.000$000 Rs cada colônia, que poderia ser paga em 4 anos sem juros, com 1.000$000 Rs de entrada. Para pagamento à vista era concedido um desconto de 10%. Os colonos eram esperados na estação de trem de Ijuí, de onde saiam caminhões todas as terças, e sextas com destino a Três de Maio, onde eram recebidos no Hotel Colonial e depois conduzidos até Belo Horizonte para examinarem as terras.

O modelo de colonização baseado na pequena propriedade deixou marcas profundas ma estrutura fundiária de Horizontina e ainda hoje não sofreu mudanças radicais. No censo agropecuário de 1980, dos 43.180 Há. Declarados, 38.972 eram trabalhados pelos próprios proprietários, enquanto apenas 4.208 Ha. Estavam ocupados sob forma de arrendamento ou parceria. Ou seja, mais de 90% das lavouras eram tocadas elos próprios donos. Outro indicador da manutenção das características iniciais da colonização é dado pela área dos estabelecimentos. No mesmo Censo, 749 estabelecimentos possuíam menos de 10 ha; 1864 estabelecimentos possuíam de 10 a 100 ha; e apenas 12 situavam-se na faixa entre 100 e 500 ha. A maior parte, 37.977 ha. Estavam distribuídos na faixa de 10 e 100 hectares.

Na sequencia, falaremos da Origens étnicas da população de Horizontina.