Horizontina 60 anos - As orígens étnicas da população de Horizontina

Como se pode observar até o momento, a sociedade local é composta de diversas etnias. Os primeiros moradores foram os indígenas, dos quais há ainda vestígios na população, embora não existam dados sobre qual a sua participação na composição étnica local. Certamente muitos habitantes tem no sangue alguma herança indígena. Após os índios, pela ordem, os descendentes portugueses foram dos primeiros povos a se instalar em Horizontina. Nesta população inicial, certamente estava prese4nte de forma pura ou miscigenada, o sangue africano. Mais tarde, no processo de colonização, é forte a presença de colonos descendentes de alemães, italianos e poloneses.

Um indicador da composição étnica é a lista de eleitores do município, isentos para o processo de emancipação de 1954. Segundo esta lista, a grande maioria dos nomes germânicos, seguidos pelos italianos, portugueses e poloneses. É claro que esta lista não representa toda a população, mas é um indicador importante para uma avaliação das origens étnicas. “A lista faz parte do projeto de emancipação de Horizontina, na Assembleia Legislativa do RS. Projeto de Lei nº 409/54.”

Outro indicador importante é a lista dos compradores de lotes coloniais, que consta dos livros de Registro da Inspetoria de Terras. Segundo essa fonte, a maioria dos nomes são também de origem germânica, seguindo dos eslavos (na maioria poloneses e russos em menor quantidade) italianos e portugueses. Estes registros revelam também a presença de japoneses em Horizontina. De um total de 2.519 nomes, 38,30% eram germânicos; 20,48% eslavos, 18,01 italianos; 0,47% japoneses; 22,74% brasileiros. Estes números se referem apenas aos compradores de lotes, geralmente p chefe da família, não estão incluídos os familiares dos compradores.

Quanto a religião, os colonos dividiam-se basicamente entre luteranos e católicos. Além destas, segundo o relatório do ministério da justiça de 1955, existiam 2 templos Adventista do 7º Dia e 1 Batista. (Vila Pratos e Vila Machado de Tucunduva, foram anexados ao município de Horizontina.)

No próximo artigo falaremos sobre os primeiros colonos que aportaram em nosso território.