Realizada festa do Colono e Motorista em Horizontina

  • Evento aconteceu neste domingo, dia 24 de julho

    Assunto: Evento  |   Publicado em: 25/07/2016 às 10:14   |   Imprimir

Dezenas de pessoas se reuniram neste domingo, dia 24 de julho, para comemorar o Dia do Colono e Motorista em Horizontina – data tradicionalmente celebrada em 25 de julho.

Logo pela manhã, a comunidade se reuniu no Posto dos Eucaliptos, de onde partiu para uma carreata até a comunidade São Cristóvão de Esquina Eldorado. Antes de chegar ao salão, motoristas e seus veículos receberam a bênção, que foi novamente realizada no clube, com a presença de todos.

Por meio da data, resgata-se a história do colono, identificado como um trabalhador rural que veio para o Brasil após o fim da escravidão, com o intuito de substituir os escravos nas lavouras. Eles eram homens livres que sonhavam comprar terras por meio do seu trabalho. Hoje, no sul do Brasil, onde a imigração foi mais intensa, a palavra ainda é usada para lembrar dos trabalhadores rurais que tiram da terra o seu sustento e garantem o alimento à população.

Aos motoristas, a data é tão importante quanto para os colonos: são eles que se arriscam nas estradas para garantir que a produção seja transportada a diferentes localidades.

A comemoração foi seguida de almoço e baile com animação da Cia do Trombone.