PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE LIXEIRAS COLETIVAS NA ZONA RURAL DE HORIZONTINA

  • Projeto já está em fase de conclusão

    Assunto: Município  |   Publicado em: 13/02/2017 às 09:52   |   Imprimir

Está em fase final um projeto importante para Horizontina, que foi elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Projetos; sendo uma reivindicação antiga dos nossos proprietários rurais, que é a implantação de lixeiras e a coleta de resíduos sólidos na Zona Rural do Município.           

Foi desenvolvido um layout de lixeira coletiva com dimensões apropriadas para o acondicionamento temporário de resíduos recicláveis (lixo seco) e de rejeitos (lixo de banheiros). Já foi realizado cotações de preços para elaborar edital de compra das lixeiras.

Foi realizado um mapeamento das Comunidades da Zona Rural de Horizontina, fotografando e localizando via GPS os locais da possível implantação de unidades de acondicionamento temporário de resíduos (lixeiras) dentro das Comunidades. Esses pontos mapeados foram especializados no Mapa do Município para calcular a equidistância entre os mesmos, o raio de abrangência do local, as distâncias a serem percorridas pelos proprietários rurais até o local da destinação dos resíduos, e as distâncias a serem percorridas pelo veículo que coletará os resíduos.

Este projeto foi subsidiado através de outro novo projeto da Secretaria, que vem a ser a elaboração do Sistema de Informações Geográficas (SIG) de Horizontina. Está sendo mapeado, de forma georreferenciada (via GPS e imagens de satélite), diversos tipos de informações (estradas, propriedades rurais, hidrografia, localidades/comunidades, tipos de vegetação, áreas de produção agrícola, ruas, bairros, quadras, entre muitos outros itens). Mapas antigos existentes na Secretaria, guardados em gavetas, estão sendo digitalizados e transformados em informações geográficas. Este conjunto de informações estão fazendo parte de um banco de dados único e digital.

            Essas informações que estão subsidiando esse projeto da coleta de resíduos da Zona Rural, subsidiarão diversos outros projetos que estão começando a surgir. São os Diagnósticos que subsidiam os Planejamentos do Município!

Também está em desenvolvimento um projeto para implantação de lixeiras coletivas na área urbana do Município, visando o melhoramento no sistema de recolhimento de resíduos sólidos urbanos, principalmente relacionado a coleta seletiva. Este projeto se encontra em fase de mapeamento dos pontos de fixação das lixeiras, nos bairros abrangidos, e também está se utilizando do SIG do Município para planejar sua viabilidade.